A Loja Que Mais Vende no Mundo Não Tem Nenhuma Fila no Caixa! Como é Possível?
Cada loja vende aproximadamente R$150 milhões por ano. Funcionários não recebem comissão e não tentam “vender” os produtos.
É mais difícil ser funcionário da loja do que ser aceito na universidade de Harvard. Qual é a loja? A loja da Apple: O maior sucesso de varejo nos tempos modernos.
Quando o Steve Jobs voltou para a Apple em 1997, ele estava preocupado com a marca e viu a grande necessidade de melhorar o relacionamento com clientes. Na época, os responsáveis pelas vendas eram mais de 20 mil revendedores autorizados e Steve notou que a marca não estava sendo bem representada.
No dia 19 de Maio de 2001, Steve abriu as primeiras duas lojas, e nos primeiros 2 dias os estabelecimentos venderam USD $599.000,00 dólares, que foi mais vendas em 2 dias do que muitas lojas vendem no ano inteiro. Hoje em dia a loja é a que mais vende produtos por metro quadrado do
mundo. Em total as lojas vendem mais de UDS $16 bilhões de dólares por ano.
Por que tudo deu tão certo? Por que pessoas gostam tanto das Apple Store? Hoje vou falar sobre 3 das maiores coisas que a Apple Store faz diferente. 3 coisas que você também pode fazer para aumentar suas
vendas:
Qual é a experiência em 95% das lojas hoje em dia? Você entra e começa a andar entre várias prateleiras de mercadoria, organizada por categoria. Nada emocionante. Nada de novidades. Nada de experiência. Chato não é? É como se fossemos robôs entrando nas lojas, achando o que precisamos para depois entrar na fila de pagamento e sair da loja. Nada diferente. Nada especial.
As outras 5% das lojas que encontramos são diferentes. Oferecem experiências como a Apple Store, e como consequência quase sempre vendem muito mais.
Na Apple Store, em vez de prateleiras cheias de mercadoria, você encontra lindas mesas de madeira onde pode experimentar qualquer produto da Apple. Em vez de centenas de opções, cada mesa tem 2 a 3 produtos.
Tudo simples. Tudo lindo. Tudo agradável. Qual é a experiência que vai fornecer para seus futuros clientes?
Sabe o que é mais chato do que prateleiras de mercadoria? Filas de pagamento!
Pense comigo: Você escolheu os produtos. Você tem dinheiro na mão. Você está pronto para pagar. E tem que esperar na fila de pagamento? Às vezes 10 minutos ou mais? Que loucura!
Sabendo que filas de pagamento são um gargalo, e que fazem a experiência de comprar menos agradável, a Apple Store (e agora várias outras lojas) tiram as filas de pagamento. Como? Você faz o check-out diretamente com o funcionário. Simples. Eficaz. Uma experiência 10X melhor.
Então, o que você pode fazer para facilitar o pagamento para seus
clientes?
Na Disneyland, Walt Disney sempre criava experiências mágicas. Ele descobriu que para criar estas experiências, seu negócio precisava sempre separar duas áreas e nunca misturá-las: O palco e os bastidores.
Imagine o seguinte cenário: Você está andando com seus filhos na Disneyland e encontra o Mickey Mouse. Que alegria! Depois de tirar as fotos vocês andam um pouco mais e encontram o quê? Outro Mickey Mouse
com roupas diferentes. Seus filhos estão confusos mas tudo bem, você explica que o Mickey tem super poderes e chegou na outra parte do parque e trocou de roupa antes de vocês.
Mas, mais tarde vocês estão andando e passam por uma área de descanso
dos funcionários. Lá, um dos Mickeys tirou a cabeça dele e está fumando
um cigarro. Seus filhos, confusos, começam a chorar.
Na Disneyland você não encontraria o seguinte cenário porque sempre separam o palco e os bastidores da empresa. Há um segundo “mundo” da Disneyland que nós nunca vemos. E sim, lá no outro mundo, nos bastidores.